terça-feira, 6 de setembro de 2016

Primavera vem aí - Atente aos sinais de seu corpo


Olá amigos!



Não estamos desconectados da natureza nem por um segundo.

 Como as estações mudam , a  transição do inverno para a primavera, é importante para nos manter  em equilíbrio. Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa (MTC) podem ajudar muito.



Cada estação está ligada a um sistema de órgãos no corpo. A primavera está associada ao Fígado e Vesícula Biliar . De acordo com a MTC, o fígado é responsável para o bom fluxo de qi ou energia através do corpo.  Os meridianos do fígado e da vesícula biliar governam os músculos, tendões e nervos no corpo. O fígado também controla os olhos. No entanto, durante os períodos de transição como o início da primavera, o fígado pode ficar fora de harmonia e vulnerável. A acupuntura melhora a função do meridiano do fígado e pode restaurar o equilíbrio para todos os órgãos.



Os cinco movimentos da MTC e a mudança das estações  correspondem ao fluxo de energia e o equilíbrio de Yin e Yang.  Este é um momento ideal para a limpeza, harmonia e rejuvenescimento.








Aqui estão alguns sinais de que o seu fígado / vesícula  podem estar fora de equilíbrio nesta época do ano.



1. Você pode estar  extremamente tenso. O meridiano do fígado controla o fluxo de energia. Se a energia não está se movendo,  stress emocional e a postura de seu corpo se alteram




2. Rigidez muscular, dores gerais e principalmente dores de cabeça.
 O fígado e a  vesícula nutrem os tendões, ligamentos e tecido conjuntivo. Você pode notar o aumento da rigidez e tensão agora ou nas próximas semanas. Cólicas menstruais podem ser piores do que o habitual. Isto é conhecido como estagnação na MTC.






3. Você se sente irritado ou frustrado. Cada órgão tem uma emoção ligada a ela, e a emoção do fígado é raiva.







4. Os olhos secos ou fadigados são um sinal de desequilíbrio do  fígado.






5. Problemas digestivos. A digestão é dependente do fluxo suave do qi ou energia.




O que fazer?

1. Mova seu Qi. Saia de casa e esteja em movimento. Exercícios, caminhada, corrida, andar de bicicleta, etc.

2. Coma verduras. Verde é a cor associada com o meridiano do fígado. Coma frescas, vegetais de folhas verdes.

3. Sabor associado com o fígado é o  ácido , fortalece o qi . Adicione limão a sua água, use azeite em seus preparos e molhos para salada.


4. Alongue-se . Experimente um pouco de ioga, tai chi, ou qi gong ou qualquer atividade de alongamento.

5. Exercício para os  olhos. Faça pausas de TV e computador.



6. Detox do fígado. Muitas ervas podem ajudar, incluindo chá de carqueja




7.  Iniciar o tratamento de  Acupuntura 

A prevenção é sempre rainha em qualquer estação para equilibrar seus meridianos com a mudança das estações. Cada mudança de temporada tem pontos específicos, bem como os seus próprios pontos constitucionais específicos. 
O tratamento de acupuntura na primavera pode ajudar seus músculos, tendões, fáscias e  tecido conjuntivo. 
Auxiiam no bem-estar emocional, equilibrando o estresse, raiva, frustrações e insônia. 
Tratamentos de acupuntura sazonal pode ajudar a tonificar seus meridianos e órgãos e equilibram pequenas desarmonias antes que se tornem problemas sérios.

A acupuntura também é um tratamento muito eficaz para uma outra doença comum nesta época do ano:  as alergias. Os pacientes podem encontrar alívio rápido e duradouro de alergias sazonais, após uma primeira série de tratamentos. 

Muitos pacientes podem reduzir ou eliminar completamente sua dependência de medicações para o  tratamento da alergia com a ajuda da acupuntura. Se você está sofrendo com alergias nesta época do ano, agende uma consulta conosco para discutir o melhor tratamento que pode promover alívio que você está procurando.


Uma boa semana a todos e que venha a primavera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário