terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dor lombar - Tratamento com Craniopuntura de Yamamoto - YNSA


Olá amigos!


Dor lombar é muito comum e uma reclamação constante para a maioria das pessoas. Se ainda não teve, em algum momento da vida ainda há de experimentar.

A lombalgia ou lumbago é a dor  ou desconforto na parte inferior das costas. Varia em gravidade sendo aguda ( início súbito) ou crônica ( se a dor já estiver há mais de três meses).


O tratamento ainda desconhecido para muitos tipos de dores, inclusive lombar, é a Craniopuntura de Yamamoto - YNSA.

O que é a Craniopuntura de Yamamoto - YNSA?

YNSA (Yamamoto Neue Schädelakupunktur) ou Nova Craniopuntura de Yamamoto é um microssistema de acupuntura, descoberto pelo médico e cientista japonês, Toshikatsu Yamamoto e apresentado pela primeira vez ao público em 1973.
Dr . Toshikatsu Yamamoto
 O método estimula a neuroplasticidade do cérebro - capacidade do cérebro para continuar aprendendo e se adaptando ao longo da vida inteira de uma pessoa. O resultado é que áreas saudáveis do cérebro são estimuladas a assumir funções anteriormente exercidas por  áreas danificadas (por exemplo, movimento das extremidades).

Para entender a técnica, precisamos saber a divisão do crânio para a técnica. A parte frontal/anterior da cabeça/couro cabeludo é YIN. A parte       posterior/dorsal é YANG.

Os pontos estão dispostos nas duas regiões, porém em muitos estudos foi comprovado maior efetividade de resposta na região YIN, conforme a figura abaixo.





.
Os pontos podem ser estimulados por agulhas tradicionais para acupuntura ( deve ser inserido perpendicularmente) , agulhas intradérmicas, pressão digital, laser e magneto.

A YNSA é composta por pontos básicos, pontos sensoriais, pontos cerebrais , pontos Y , pontos ZS e as somatotopias.
 Os pontos ZS foram os últimos a serem apresentados e os únicos que não foram descobertas do Dr. Yamamoto. Foram descobertas pela autora Dorothea Zeise Suss e são utilizado principalmente para sintomas do climatério (menopausa).
Os pontos básicos são utilizados para tratamento de dor e distúrbios do movimento.
Como o artigo é sobre a lombalgia, darei destaque ao ponto básico D, H e I, fortemente utilizados para este tratamento pela craniopuntura de Yamamoto.
O ponto D, além de ser utilizado para pesquisa do lado afetado em afecções abaixo da cintura, é indicado para:
Fraturas ósseas
Lesões desportivas
Dores pós operatórias
Hérnias de disco
Luxações e torções
Lumbago , isquialgia
Parestesias e paralisias
 Se houver queixa , além da dor lombar, irradiação ciática, o ponto F também deve ser utilizado.
Os pontos H e I são pontos acessórios, para serem utilizados em associação com os pontos D e F, respectivamente. São utilizados para potencializar o tratamento e raramente são agulhados sozinhos.
Se não houver extinção da dor,  os pontos cerebrais e as somatotopias devem ser utilizadas. Os pontos Y devem também ser inspecionados para verificar se há algum problema direto com os órgãos, conforme esquemas a seguir.




Alguns diagnósticos também podem ser feitos para efeito de inspeção adequada do órgão a ser tratado: diagnóstico cervical e diagnóstico abdominal.
Diagnóstico cervical

Diagnóstico abdominal

 Uma das recentes descobertas do Dr. Yamamoto é o acesso ao tratamento dos órgãos por meio dos 12 pontos dos nervos cranianos ( se estendem numa sequência linear em direção dorsal do ponto básico A até a altura do ponto DuMai 20 (VG20) /DuMai 21 (VG21), conforme figura abaixo:
12 Pares Cranianos

Esta é uma breve demonstração do que essa maravilhosa técnica pode ser utilizada para o tratamento não só para dores na lombar como outras desarmonias tratadas pela acupuntura tradicional.

Até mais amigos, boa semana!

Fonte:


YAMAMOTO,T.;YAMAMOTO,H.Nova craniopuntura de Yamamoto (NCY).Editora Roca. SãoPaulo, 2007.















2 comentários:

  1. Boa técnica a do Dr Yamamoto. Gratidão a este grande homem que contribuiu para o tratamento e prevenção dos seres vivos. Pq uso também em animais. Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Silvia,
      A técnica do Dr. Yamamoto é excelente, sou suspeita para falar do quanto esta técnica contribuiu em meus atendimentos, utilizo bastante.
      Gostaria de conversar com você sobre os atendimentos em animais.
      Você pode entrar em contato comigo? por email: biomedichina@gmail.com ou celular (11) 94196-3173. Obrigada

      Excluir